Coifa ou Depurador?

A maioria das pessoas tem dúvida na hora de decidir esta característica em sua cozinha. Viemos aqui para esclarecer algumas dúvidas e disponibilizar sugestões na hora da escolha!

É interessante avaliar primeiramente a sua funcionalidade.
Tanto da coifa, quanto do depurador, ela é a mesma: tirar o odor do ar da cozinha quando se trata de uma fritura ou cozimento de um alimento que exale cheiro. A diferença está em como se faz.
A coifa, além de possuir um poder de exaustão maior e reter a gordura no filtro, elimina de fato a fumaça e o calor para fora do ambiente através do duto de saída. Renovando o ar do ambiente e deixando mais fresco.
Visto que se há remoção parcial ou total do ar, há necessidade de um duto de ar para eliminar o mesmo.

  Já o depurador, que é mais antigo no mercado e funciona como se fosse um exaustor, o ar é aspirado bloqueando a gordura nos filtros metálicos. O odor é quebrado nos filtros de carvão ativo e depois o ar retorna a sua cozinha. Ou seja, não há remoção deste ar.
Eles são a melhor solução para ambientes em que não é possível instalar os dutos de saída de ar que as coifas requerem.
No depurador as impurezas ficam concentradas no aparelho e a manutenção em alguns modelos é feita com a troca do filtro e em outros modelos é feita através de lavagem do filtro do aparelho.
Financeiramente falando, ele é o mais acessível. E este é um ponto de vantagem para quem tá querendo economizar.

Tanto a coifa quanto o depurador devem ser instalados a uma distância até os queimadores entre 70 a 90 cm para que sejam eficientes.
A instalação de ambos é bem parecida e quase não interfere na estrutura da cozinha, desde que bem feitas. Por isso, o recomendável que siga rigorosamente as instruções do fabricante e profissionais de confiança para isto.

O design da coifa, sendo ela de ilha(teto) ou de parede, é sem dúvidas mais bonito que o depurador. Porém, há também a questão do espaço da cozinha. No depurador ainda é possível colocar armário superior, e a coifa ocupa toda a extensão até o teto ou quase ele.

   

COIFA
Pontos positivos: Estética. Vários designs e modelos. Maior funcionalidade.
Pontos negativos: Preço. Redução de espaço de armários. Necessidade de duto de ar para exterior.

DEPURADOR
Pontos positivos: Preço. Possibilidade de adicionar armário acima. Sem necessidade de duto de ar para exterior.
Pontos negativos: Necessidade de limpeza periódica. Design convencional.