Como escolher o tapete ideal!

O tapete é considerado um acabamento final que dá todo o charme de um determinado ambiente íntimo.
Íntimo se refere aos ambientes não apenas dormitórios, mas também, que não possuem área molhada, como por exemplo uma sala de espera em um consultório médico.
A tarefa da escolha é difícil. Pois o mercado oferece tantas opções de cores, formatos, materiais, tamanhos e preços.
O objeto é trazer conforto e aconchego.
A escolha errada deste ítem pode acarretar em um desastre no ambiente, por isso muita cautela na hora da escolha.

A dica inicial e infalível é deixar a escolha do tapete para o final do projeto. Após montado os móveis, alinhado os ítens mobiliários soltos (como cadeiras e poltronas), e a partir desta disposição de Layout e cores, escolheremos o tapete ideal.

Outro quesito importantíssimo é o tamanho. Antigamente, tinha regras básicas para dimensionar o tapete como alinhar com os pés do sofá até proximidade do rack da tv, e um tamanho próximo da largura do sofá.
Hoje em dia isto é mito.
Vale ousar no tamanho e não há necessidade de limitar-se ao alinhamento de ítens como sofá/cama. Devemos nos ater ao ambiente que se quer delimitar com o tapete.
Por exemplo no ambiente abaixo, uma sala conjugada e o fator principal delimitante dos ambientes é o tapete.

“Não existe uma medida certa para o tapete. Ele pode estar centralizado no meio da sala, alinhando com o sofá, como também pode abraçar toda a sala, passando por baixo de todos os móveis que compõem o estar, como sofá, poltrona, recamier e puffs”, explica a arquiteta Juliana da Mata.

O terceiro impotante passo é a escolha do material. Não devemos ousar de materiais que acumulam poeira para casas de pessoas que sofrem algum tipo de problema pulmonar.
Ou então, em áreas externas utilizar tapetes de tecido.
Há uma diversidade de material que atenda a área de necessidade. Como couro, sintéticos, carpet entre outros.

E as cores! Em alguns ambientes sentimos a necessidade de alguma vibração à mais além dos móveis. Alocando um tapete colorido podemos conseguir um resultado diferenciado para o espaço, como na foto abaixo!