Dicas para aproveitamento de espaços pequenos

02---Ideias-para-aproveitamento-de-espaçoNos apartamentos pequenos você deve ter a capacidade de colocar diversas funcionalidades de uma casa em pouco espaço,  como a sala de estar e jantar agregadas (no caso de apartamentos com mais de 46 m²), ou cozinha e sala agregadas (no caso dos com menos de 35 m²), entre outras combinações de espaços.

O primeiro item é Planejamento, aproveite as dicas desse artigo e anote todos os seus desafios na decoração de seu apartamento (seguido das possíveis soluções, com prós e contras). Com tudo anotado vai ser mais fácil tomar as decisões corretas e ficar feliz com o resultado final quando seu apartamento estiver prontinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

1 – Use espelhos

Usar Espelhos é um grande truque dos arquitetos para dar mais leveza e suavidade para um ambiente pequeno, eles ampliam a sensação de espaço e dão uma sensação agradável aos moradores e convidados do apartamento. Pode ser usado desde um grande espelho (a opção mais comum), ou pequenos espelhos usados em conjunto.

Limpeza é fundamental, deixe-os sempre limpinhos, pois será um ponto de referência e atrativo da casa. Outra dica é usar espelhos nas laterais de corredores, para parecerem maiores.

2 – Cores claras

Não precisa ficar apenas no branco convencional, mas use cores claras para dar uma melhor sensação de espaço nos ambientes pequenos.

 

revista-minha-casa-janeiro-apartamento-falta-espaco-planejamento_01

3 – Compartimentos Secretos

Você pode usar recipientes para organizar as coisas com mais praticidade, ao invés de deixar tudo jogado pela casa. Existem móveis, como poltronas, sofás e camas com compartimentos segretos para guardar os objetivos. Mas tome cuidado para não abusar e usar móveis grandes demais.

4 – Simplifique as coisas

Não guarde coisas que não usa, elas ocupam muito espaço em seu apartamento, e são inúteis. Uma dica é: se tem algo que você não usa nos últimos 3 anos, é inútil,  faça uma doação ou coloque à venda na internet.

 

cozy-living-room-55 – Janelas grandes e sem bloqueios

Tenha uma janela grande para facilitar a circulação de ar, e não as cubra com janelas de metais, ou matérias semelhantes, que bloqueiem a entrada de luz e ar. Algumas janelas de madeira ou metal podem bloquear 50% da entrada de ar e luz, isso é um grande erro em apartamentos pequenos. Caso precise proteger as janelas das crianças e animais, use cercas de proteção que tem a função de evitar acidentes, porém não impedem a entrada de luz e ar.

6 – Poucos móveis e objetos decorativos

Evite usar móveis muito grandes como estantes, elas são ruins para espaços pequenos, use uma estante pequena e baixa, ou um painel, e não deixe muitos objetos decorativos espalhados na casa ou pendurados nas paredes, elas vão dar uma sensação de muita bagunça.

Fonte: http://goo.gl/qe80Gi