Cooktop a gás, elétrico e de indução

07---FogãoVOCÊ SABE A QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM COOKTOP A GÁS, ELÉTRICO E DE INDUÇÃO?

Se você pretende comprar um cooktop, mas está em dúvida sobre qual
escolher, listamos algumas das principais características para te ajudar
na decisão.

Cooktop a Gás

Este tipo de fogão funciona utilizando o gás natural encanado ou com o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Estas são consideradas fontes de energia razoavelmente limpas e seguras. O GLP é derivado do petróleo, portanto um combustível fóssil, mas com pequeno índice de emissão de gases de efeito estufa (GEE) causadores das mudanças climáticas. O gás natural é retirado de camadas profundas do subsolo. É um combustível pronto: não passa por nenhum processo transformação.

Cooktop Elétrico

Os fogões elétricos convencionais têm resistências (como as que existem nos chuveiros elétricos). Em consequência consomem bastante energia elétrica. Produzem um calor intenso e rápido, mas demoram a esfriar depois que são desligados. São, portanto, perigosos para quem tem crianças em casa.

Cooktop Elétrico de Indução

Já os fogões elétricos por indução eletromagnética trabalham – como o nome sugere – com eletricidade e com magnetismo. Desse modo criam um campo de atração entre o tampo aquecedor do fogão e o fundo e interior da panela.

Eles, literalmente, transformam a panela em uma fonte de calor e só funcionam quando ela está em cima da sua superfície. Esse tipo de fogão esquenta rapidamente e resfria quase no mesmo instante em que é desligado
ou imediatamente depois que a panela é retirada. Então, leva vantagem por ser bem mais seguro que os elétricos convencionais. Também consomem muito menos energia.

Fonte: http://goo.gl/CewJlv

head_pic01

Cooktop à gás

cooktop-el_1369649016653

Cooktop elétrico

cooktop-indução

Cooktop elétrico de indução