Estilos de cozinhas: qual é o seu?

Ah a cozinha! Quantas boas memórias são feitas ao redor desse cômodo. Cozinha reúne, agrega, agrada. É ali que os convidados param quando chegam em casa, é dali que vem os sabores, os melhores aromas e por isso mesmo, a cozinha tem ganhado destaque especial nos layouts das casas.

Quantas vezes você já ouviu ou você mesmo pensou em ter um conceito aberto entre cozinha e sala? Esse pedido tem sido repetido (e atendido) com muita frequência em reformas ou projetos arquitetônicos.

Parte disso, com certeza, é a nossa vida moderna, a correria que vivemos no dia a dia e nossa ânsia de aproveitar tudo da melhor maneira, na mesma hora. Nada melhor do que cozinhar vendo parte do que acontece na sala, montar a mesa conversando com as visitas e jantar com um som incrível rolando na TV, certo?

O fato é que pouco importa se estamos falando de apartamentos pequenos ou casas grandiosas, o conceito de cozinha integrada atende a necessidade de todos: família e amigos unidos ao redor do melhor lugar da casa.

O desafio, no entanto é criar uma cozinha que transmita a alma da casa e personalidade dos donos. Para isso, é importante ter bem definido qual o seu estilo de cozinha favorito (e olha que tem opção, hein?). Sabemos que a decisão não é fácil, mas separamos alguns estilos muito legais para você se inspirar, vem ver.

Se o seu estilo é clássico.

Cozinhas clássicas tem como cor padrão o branco, afinal são desenhadas para serem atemporais e simples. Normalmente essas cozinhas possuem armários brancos e bancadas em pedra cor creme.

Mas calma! Se você não é fã de tudo branco, tudo bem! Você não precisa necessariamente ter uma cozinha toda branca para conseguir um toque clássico, contrastes com itens mais escuros, como móveis planejados com cores mais fechadas são uma ótima maneira de trazer mais modernidade, sem perder a classe.

A dica para reconhecer de longe um bom projeto de cozinha nesse estilo são as portas dos armários. Então atenção caso vá fazer móveis planejados e peça para que a porta dos armários sejam simples, sem muitos ornamentos.

O grande benefício de uma cozinha clássica é que ela pode ser bastante flexível. Por isso, se depois você quiser fazer alguma mudança, você não terá um grande prejuízo. Digamos que você queira mudar a proposta para algo mais tradicional, basta inserir algumas cadeiras com mais ornamentos por exemplo. E se, por exemplo você quer misturar o moderno com o clássico? Fácil também, você só precisa escolher algumas banquetas de bar ou itens com cores vivas e mais chamativas para ter algo totalmente diferente.

Se o seu estilo é moderno.

O estilo moderno tem ganhado a preferência de muitas famílias nos últimos tempos. O próprio conceito de se ter uma cozinha integrada a sala, é algo super moderno.

As cozinhas modernas geralmente são muito práticas e entregam uma certa sofisticação, mesmo que sejam descoladas, por isso atualmente existem vários modelos e linhas criativas modernas que você pode seguir para montar a sua cozinha.

A cor é um item chave, especialmente para cozinhas modernas!
Ao contrário do que vimos na cozinha clássica onde o branco é predominante, aqui vale se arriscar com armários coloridos, pisos em cimento queimado e utensílios como objetos de decoração, aliás é justamente por isso que é cada vez mais comum encontrarmos batedeiras, torradeiras, cafeteiras com designs incríveis e cores marcantes. Uma dica muito interessante é desenhar seu móvel planejado para cozinha, já contando com espaço para seus utensílios mais charmosos para deixá-los em evidência.

É importante ter em mente que não é necessário ter um espaço enorme para ter uma cozinha incrível na sua casa, especialmente se pensarmos em layouts mais modernos. Móveis bem planejados e multi funcionais podem auxiliar muito no aproveitamento dos espaços e oferecer formas inovadoras de organizar todos seus utensílios.

 

Se seu estilo é vintage.


Uma das tendências na arquitetura e decoração que tem ganhado cada vez mais espaço é o estilo vintage. Geladeiras com um toque retrô tem causado suspiros nos apaixonados por antiguidades e que querem um toque diferente em suas cozinhas.

Aqui a palavra chave é: garimpar! É necessário buscar itens que traduzam o estilo vintage e que agregue principalmente na decoração da sua cozinha, mas cuidado para não sobrecarregar demais os espaços e passar do ponto.

Cozinhas vintage tem, em sua maioria, azulejos nas paredes, especialmente na pia. Uma ideia interessante é buscas opções de azulejos diferentes, como portugueses por exemplo que podem trazem uma personalidade diferente para o seu espaço.

Outra dica boa e marcante do estilo vintage são prateleiras flutuantes, que auxiliam na hora de organizar seus alimentos e louças e também servem de suporte para itens de decoração. E claro, sempre que possível procurar utensílios de cozinha que imitem os layouts mais antigos como liquidificadores, torradeiras e batedeiras.


Se seu estilo é eclético.


Você tem um pouco de cada um dos estilos acima dentro de você e tá difícil se decidir? Tudo bem! Nem sempre a gente precisa escolher apenas um caminho, afinal sua casa, suas regras.
O estilo eclético permite uma decoração feita com diversos objetos de diferentes linhas criativas. Aqui, é possível personalizar ainda mais a sua cozinha com itens importantes para sua família.

O ideal, claro é sempre planejar bem o que você quer para não ficar sem espaço apropriado para armazenar tudo que é necessário, mas o interessante aqui é que não é necessário seguir uma linha definitiva. Você pode combinar bancos industriais com azulejos diferentes, cores fortes com armários brancos, enfim, o céu é o limite.

Você não precisa necessariamente rotular o seu estilo. O importante é saber o que você quer e o que funcionará melhor para o seu dia a dia, afinal essa é a proposta da cozinha integrada com os demais cômodos da casa. A missão é estar perto de quem a gente ama e ter momentos incríveis onde a gente se sente mais feliz!

Está pensando em fazer uma cozinha nova aí na sua casa? Ou está prestes a começar a desenvolver os móveis para sua cozinha recém feita? Avalie opções de móveis planejados.
Aqui na Continente Ambientes Planejados temos uma equipe muito profissional e pronta para ouvir suas ideias e criar algo que transmita a sua personalidade.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar