Iluminação em móveis

Iluminar móveis se tornou uma tendência na decoração. Além de proporcionar mais luz ao ambiente, é possível criar efeitos de iluminação que agregam valor ao ambiente tornando-o mais interessante. A principal tecnologia para esta aplicação são as lâmpadas de LED.

Visando a diminuição do consumo de energia e ao mesmo tempo alcançar um nível de iluminação confortável, as luminárias com tecnologia LED são muitas vezes apontadas como a solução ideal para as mais diversas situações. Elas são pequenas, consomem pouca energia e não apresentam problemas de aquecimento. O conjunto destas características permite a fabricação de diversos modelos e formatos de luminárias, oferecendo grande flexibilidade de composição de funções e efeitos, tais como iluminação cenográfica, direcionada, informativa, de segurança ou de conforto para o usuário.

Uma solução muito procurada atualmente é a iluminação no interior de móveis. Esta se torna viável graças à utilização de lâmpadas frias, associadas a sensores de toque, movimento ou aproximação. O uso de um sensor é essencial para a economia de energia e para o conforto do usuário, que não precisa acionar botões ou se preocupar em desligar a luminária após o uso, que geralmente é muito breve. A iluminação em áreas de trabalho ou leitura também possui soluções interessantes, como luminárias flexíveis para cabeceira de cama e LEDs para aplicação sob armários altos. Além da iluminação direta, a iluminação de conforto também permite soluções diferenciadas.

Aplicações contra a parede (atrás de painéis) ou contra o teto (em sancas) trazem resultados bastante satisfatórios em ambientes como salas de estar e dormitórios.

Em cozinhas, por exemplo, é possível projetar o espaço de modo a ter uma iluminação com temperaturas de cor diferentes, a fim de simular uma luz mais semelhante à luz natural, como a matinal ou do entardecer, proporcionando assim efeitos de humor e aconchego ao usuário. A cozinha, um espaço para preparar alimentos, cozinhar e lavar, requer uma iluminação uniforme, sem chamar atenção, e com elevada eficiência luminosa. Neste caso, LEDs são aconselhados devido a um baixo consumo de energia.
Há uma grande variedade de modelos e de aplicações, como em gavetas, prateleiras, bancadas, além das versões mais potentes— os chamados Power LEDs—utilizados frequentemente como spots. Para quem procura efeitos diferenciados de iluminação, também estão disponíveis modelos RGB, que possibilitam mudança de cor entre vermelho, azul e verde, além de misturas entre as cores.

Na Continente Ambientes Planejados você encontrará as melhores opções para a aplicação de iluminação LED nos seus móveis planejados e poderá criar efeitos luminosos que valorizam o seu ambiente.

Fonte: http://goo.gl/0h0YQO