Planejando a volta às aulas

Foto de uma mesa com papéis e lápis de cor e os braços de uma criança desenhando.

Planejando o espaço de estudos

As férias escolares já estão terminando e está na hora de voltar a pensar no ambiente de estudos. Seja para criança, adolescente ou adulto, o espaço a ser reservado para esta atividade merece um projeto especial.

Afinal de contas, um cantinho de estudos bem planejado ajuda na organização pessoal e, no caso das crianças, reforça a segurança no ato de aprender e auxilia no desenvolvimento do senso de responsabilidade.

Alguns detalhes não podem ficar de fora do projeto:

Altura da bancada

A altura padrão utilizada é 75 cm a partir do chão. Mas se estiver fazendo um móvel planejado, o ideal é que a bancada esteja adequada a sua altura.

Cadeira fixa

No caso de um ambiente para crianças, opte opor uma cadeira sem rodízios, pois ela possui mais estabilidade.

Iluminação

Aproveite ao máximo a iluminação natural do ambiente. Se possível, coloque a bancada de estudos próximo à janela.

Estante

Pense em que tipo de material será guardado. É interessante que a estante possua espaços abertos – para expor objetos de decoração ou livros prediletos – e também partes fechadas – para guardar os materiais de uso não frequente.

Bancada

Observe como será utilizado esse espaço: quantas pessoas e que tipo de objetos serão manuseados (livros, papéis, cadernos, notebook, tablet, material de desenho, etc)? Conhecendo o uso será mais fácil decidir o tamanho e o posicionamento da bancada.

Gavetas

Além da opção de gavetas fixas no móvel, você também pode utilizar um gaveteiro com rodízios, podendo movimentá-lo no ambiente, se achar necessário.

Depois de ler todas essas dicas, vai ficar mais fácil pensar no seu cantinho de estudos. Lembre-se que o mais importante no planejamento de um ambiente é conhecer as pessoas que irão utilizá-lo. E ninguém melhor do que você pra pensar no seu lar, do seu jeito.

Bons estudos!!!