Conheça algumas dicas de como planejar móveis para ambientes pequenos

A maior preocupação de quem possui um apartamento pequeno é a de como adaptar o espaço para que ele fique o mais confortável possível. Costuma ser um desafio difícil, mas não impossível. Com planejamento e muita criatividade, um ambiente pequeno pode render muito espaço.

Na hora de planejar os móveis para esse tipo de ambiente, deve-se pensar em peças versáteis que possam otimizar o espaço e, além disso, não esquecer da decoração. Fazer um projeto de móveis planejados com profissionais especializados pode ser a chave para garantir o máximo de aproveitamento no seu apartamento.

No texto de hoje, vamos mostrar algumas dicas de como planejar móveis para ambientes pequenos. Confira:

Aposte em armários com portas de correr

Uma dica simples para adicionar ao seu planejamento são as portas de correr. Todos os armários do apartamento, como os da cozinha, banheiro e, principalmente, do quarto, podem ser otimizados utilizando portas de correr. Em alguns casos, elas podem servir também para esconder uma televisão dentro do armário, por exemplo. E, se essas portas forem espelhadas, melhor ainda! Além de economizarem espaço, elas também passam a sensação de um ambiente maior.

Otimize o espaço com prateleiras e armários nas paredes

Muitas vezes focamos no espaço plano e esquecemos que as paredes do ambiente também podem ser otimizadas com os móveis planejados. Os armários e móveis suspensos na cozinha, por exemplo, são uma ótima solução para liberar o espaço de circulação e tornar o ambiente mais leve. A cor desses armários também pode influenciar o resultado. Opte por cores claras que dão a sensação de abertura.

Outra solução para aproveitar o espaço são as prateleiras, as quais podem ser planejadas para qualquer canto do apartamento e ainda ter inúmeras funções. Tudo vai depender da
criatividade e análise do profissional responsável pelo projeto. Na cozinha, na falta de espaço para uma mesa, podem servir como um balcão para refeições com bancos abaixo delas.

Não esqueça da decoração de interiores!

A decoração também é parte importante na construção deste tipo de projeto. A disposição dos móveis e objetos no espaço podem fazer muita diferença. Confira alguns itens indispensáveis:

1. Espelhos

Os espelhos são uma ótima solução para ampliar espaços pequenos. Como mencionamos antes, armários espelhados no quarto são ótimos para ampliar o ambiente. Mas, além disso, os espelhos podem ser aplicados em diferentes lugares do apartamento, como em corredores estreitos, por exemplo. Se você optar por usar um espelho na sala, ainda há a possibilidade de adicionar uma moldura no objeto e torná-lo mais sofisticado.

2. Iluminação

Uma boa iluminação transforma o ambiente. Nesse caso, luminárias de parede são as mais recomendadas por fornecerem luz compacta e ainda decorarem sem ocupar muito espaço. Podem ser usadas acima da cama ou do sofá, criando luz de leitura na falta de criados-mudos ou mesas laterais de apoio.

3. Cores neutras

Outra dica infalível para a decoração de ambientes pequenos é utilizar cores neutras, tanto nas paredes quanto nos móveis. O uso de cores mais claras dá a sensação de amplitude. No entanto, nada impede que você utilize cores mais fortes e ousadas nos complementos, como em quadros ou almofadas.

 

Seguindo algumas dessas dicas na hora de montar o seu projeto de móveis sob medida para ambientes pequenos, com certeza o seu espaço ficará mais aconchegante e amplo. Não esqueça de contar com profissionais qualificados que possam identificar a real necessidade e criar um projeto personalizado.

Aqui na Continente Ambientes Planejados, nós desenvolvemos projetos para diferentes espaços com atendimento personalizado, montadores experientes e garantia de fábrica dos Móveis Movelmar.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.